Livros e revistas gratuitos na web
25/07/12 11:35O escritor Carlos Henrique Schroeder (que publicou por estes dias este imperdível guia do melhor da web literária) aproveitou o Dia do Escritor para disponibilizar o PDF de seu livro “As Certezas e as Palavras”. Nem gosto muito de datas do gênero (afinal, todo dia é dia), mas pego carona na ideia dele para destacar livros e revistas oferecidos de graça na internet.
Este é um post em progresso, quem tiver sugestões pode mandar também. Valendo apenas livros ou revistas que possam ser baixados e lidos off-line, para não virar a festa da uva. Quando chegar o momento em que eu achar que chega, bem, daí chega.
***
Livros
As Certezas e as Palavras (PDF), de Carlos Henrique Schroeder
Volume de contos publicado em 2010 pela Editora da Casa, vencedor do Prêmio Clarice Lispector de Literatura 2010, concedido pela Fundação Biblioteca Nacional
Sete Anos e Um Dia (TXT), de Elvira Vigna
Primeiro romance adulto da escritora, de 1988
Sexo Anal [Uma Novela Marrom] (PDF), de Luiz Biajoni
Publicada em março de 2010 pela Os Viralatas, teve 10 mil downloads, segundo informa a capa
Dentes Guardados (PDF), de Daniel Galera
Primeiro livro do autor, de contos, publicado em 2001 pela Livros do Mal e atualmente fora de catálogo
Ovelhas que Voam se Perdem no Céu (PDF), de Daniel Pellizzari
Publicado na mesma leva de “Dentes Guardados”, pela Livros do Mal
Nós 1.0 (PDF), de Mario Cau
Oferecida exclusivamente para download, é a primeira versão da HQ “Nós”, lançada pela Balão Editorial
Beggining of a Great Adventure (PDF), de Mário Cesar
Continuação da história em quadrinhos “A Walk on the Wild Side”, presente no volume “Entrequadros”, também da Balão
26 Poetas Hoje (PDF), org. Heloisa Buarque de Holanda
Ana Cristina Cesar, Waly Salomão, Chacal e outros compõem a seleção de 1975, que marcou época
Cigarros na Cama (PDF), de Ricardo Domeneck
Volume de poemas disponibilizado em apoio ao site Livros de Humanas, que está sendo processado pela ABDR. Angélica Freitas, Eduardo Sterzi e outros também ofereceram livros próprios para download gratuito
***
Revistas
Trevo #1 (TXT, EPUB, PDF, MOBI)
Publicação digital com textos de novatos e veteranos, recém-lançada pelos jornalistas Thiago Kaczuroski e André Toso e pelo designer gráfico Leandro Borghi.
Publicações da Casa de Rui Barbosa (PDF)
Edições digitais de publicações da Casa de Rui. Inclui inventários, como os de Carlos Drummond de Andrade, Pedro Nava e Vinicius de Moraes, e três edições da Revista Escritos
Casmurros #3 (PDF)
Fanzine editado pelo incrivelmente prolífico Rafael R., que cuida sozinho do blog literário Casmurros. Aqui, as edições 1 e 2.
Sobrecultura #9 (PDF)
Edição de junho do suplemento trimestral de cultura encartado na revista “Ciência Hoje”. As edições anteriores, desde 2010, estão aqui.
Suplemento Literário (PDF)
Edição especial, dedicada ao jornalismo cultural, da publicação atualmente bimestral da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais. Inclui texto de José Castello, entrevista com Sergio Augusto etc. Aqui, as edições desde 2006.
7Faces #4 (PDF)
A edição de dezembro da revista de poesia editada pelo poeta Pedro Fernandes, de Natal, traz poemas de Guilherme Gontijo Flores, Adriano Scandolara e outros
Cadernos de Não Ficção #4 (PDF)
Especial sobre literatura argentina e entrevistas com Bernardo Carvalho e Ricardo Piglia estão no número mais recente da publicação teoricamente (cof) semestral da Não Editora
***
Para não se perder em links, este post fica por aqui. Mas sugestões continuam bem-vindas. Serão aproveitadas em mais posts da série, que ainda não é série, mas vai ser. Juro.
Arteria IV , Arteria 8 , Balalaica , Poesia na Mira , Sígnica , Livro das Mil e uma coisas , tudo na nomuque . net – http://www.nomuque.net/
Oi, Raquel! Que legal teu canto. Fico feliz com a identificação. 🙂
Um abraço!
Adorei a revista, Ludmila! Vc tem blog? beijo
Ontem mesmo, no dia do autor, disponibilizei para download minha terceira obra – a primeira na categoria autoajuda: O Amor Ganhou, Eu Perdi.
Eu ficaria imensamente feliz em poder contar com sua indicação.
link curto para a página: http://bit.ly/LQ8Lb0
Grata!
Anotado, Fernanda!
Gratidão imensa e uma ótima noite Raquel!
=)
Tudo, pra mim, é grátis na web 🙂
Livros do Sérgio Alcides – http://www.quemmandou.blogspot.com.br/
boa!
O livro das mil e uma coisas do Omar Khouri http://www.nomuque.net/mileumacoisas/
http://www.dominiopublico.gov.br
Olá, Raquel…
Aproveitando a oportunidade e o espaço, apresento-lhe a coletânea de contos feita por mim e outros escritores, chamada “Cassandras”. A essência da coletânea é a visão de cada escritor sobre a sua musa inspiradora, sua Cassandra, com resultados muito interessantes. Contos de horror, suspense e outros gêneros de 13 autores estão disponíveis em:
http://www.rodadeescritores.com.br/coletanea-cassandras
Abraços…
Opa, legal!
Ótimas dicas.
Mas eu também gostaria de puxar a sardinha para o meu pescado:
http://cooperativadeletras.wordpress.com/
É um blog literário que primeiramente surgiu para dar vazão aos textos de jovens escritores catarinenses (a maioria da cidade natal do C. H. Schoereder), mas que hoje, passados dois anos, já abriu as portas para outros novos autores de outras partes do país.
Deixo a dica aí para sua análise e numa dessa pleitear a entrada na próxima lista.
Abraços.
A lista é de livros e revistas que dá para baixar em PDF, mas seu blog está devidamente “feedado” e entrará se rolar lista futura de blogs literários (é que essa o Schroeder já fez faz muito pouco tempo!) 😉
Ok.
Raquel, disponibilizo também os links da Revista Ellenismos – diálogos com a Arte
versão on line: http://www.ellenismos.com/
versão em pdf: http://www.4shared.com/folder/24TZMXuu/_online.html
Uma breve (?!) apresentação:
Transcender o espaço físico para o espaço sensorial; gozar nos espaços poéticos; gozar com todos os sentidos, poros-pêlos, num sentido muito mais amorável que sexual.
“Tornar visível o invisível: seria esta a verdadeira função de todas as linguagens?” (Carrière).
Assim é o ellenizar-se: justapor uma poesia à uma pintura e uma música e/ ou filme, propondo iluminar o mundo do espaço verbal por intermédio de espaços tal como foram definidos e explorados pelas artes visuais, sobretudo as artes plásticas. O instrumento verbal é tão cabalmente ambiental a ponto de escapar a todo estudo perceptivo em termos de seus valores plásticos. Todos são capazes de falar, contudo poucos são capazes de pintar. Um diálogo entre as formas e qualidades diferentes das artes irmãs – poesia, literatura, música e artes visuais – prescinde de argumentos a favor.
A vantagem de utilizar duas ou três artes, simultaneamente, é que a primeira permite uma viagem para dentro da aparência das coisas e a segunda uma jornada para fora da aparência das coisas. A continuidade do relacionamento e do diálogo das artes irmãs fornece um precioso meio para educar a percepção e a sensibilidade. A obra de arte é aberta, mas embora permita uma infinidade de leituras, é ela que, em última instância, dirige essa leitura. Na experiência da fruição estética, é necessário deixar a obra ser, presença única, realidade sensível carregada de significado espiritual e de valor artístico.
No entanto, se ellenizar é justapor às artes, provocando com suas relações a percepção, sensibilidade e reflexão, e cada edição temos uma centro gerador específico, o tema do ellenismos sempre foi o leitor. Poesia, Prosa, Música e Artes Visuais são apenas linguagens. Mas os sentimentos experimentados nessas linguagens não existem enquanto tal, mas apenas em relação a um sujeito que os vivencia. É a leitura do outro, segundo seu olhar muito particular que o completa. […]
Obrigada, Nina, entra na próxima! beijo
Raquel
o texto da minha peça “Joana Evangelista” (montada pelos Satyros em 2006 e protagonizada pelo querido Alberto Guzik) está de graça pra download lá no meu blog:
http://vangeleonel.posterous.com/joana-evangelista
besitos
Anotado! 😉
Oi, Raquel!
Trago duas dicas. A primeira é o site do poeta Vinícius de Moraes que tem publicada toda a obra dele. O endereço é http://www.viniciusdemoraes.com.br.
Outra dica é uma divulgação pessoal. rsrs Há algum tempo venho fazendo um trabalho de divulgação da literatura nacional, que começou num blog e passou para um jornal virtual, chamado Sobrecapa Literal. A edição é minha com a ajuda de alguns colunistas que falam de temas específicos. A ideia principal do jornal não é a publicação de resenhas, mas de notícias do mercado literário. Estamos na edição 17, com cerca de 500 assinantes. A edição de julho pode ser conferida em http://www.sobrecapaliteral.com.br/doc/SobrecapaLiteralEd17.pdf.
Deixo o convite. Se achar interessante, não vou ficar triste se indicar numa próxima lista. rsrs
Beijocas
Ana Cristina
Ab, que bacana, Ana, não conhecia não! Muito legal, acho ótimo ler sobre o mercado, por motivos obvios rs. Vou deixar para uma proxima lista, senão outros que ja avisei antes que ficariam pra próxima iam se chatear. Mas ja tem tanta coisa legal que estou programando a próxima pra semana que vem!
Que legal! As notícias são meu clipping de tudo que pesquiso pela rede, inclusive das leituras que faço da sua coluna. 🙂
Beijocas
oi!
vou postar uma tradução (minha, livre e boa, cof :P) da “Novela geométrica”, do grande (e desconhecido no Brasil) autor uruguaio Mario Levrero:
http://migre.me/a33W3
Que legal, Thiago! Você sabe que vão sair títulos dele no Brasil? Um com tradução do Joca, pela Rocco, não sei qual. Agora, você tem os direitos pra tradução? Se não, não posso linkar no blog! =(
tenho apenas o elogio de um dos filhos dele. ahahaha
sabia que estava pra sair um, mas não sei qual e por onde (pela rocco? que triste. ~)
mas valeu a tentativa!
Hahaha, bem, se a família elogiou, é quase um direito garantido! =)
né?!
falando nisso, tem como vc me mandar o email do joca (por email), por favor? 😀
queria enviar um ensaio em cima do texto do levrero prele dar uma olhada, se possível.
vale? te mandei email.
Toda obra do Machado de Assis tá aqui: http://machado.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=category&id=34&Itemid=123
Opa, tks!!
Excelente post. Tem bastante coisa legal. Os alunos do curso de Editoração da USP publicam todo o ano uma revista chamada Originais reprovados (http://www.comartejr.com.br/originais/). Tanto a versão impresa quanto a digital são gratuitas. Aproveitando o espaço, gostaria de divulgar uma revista que eu faço praticamente sozinho, a Literatsi (www.literatsi.com). A primeira edição ainda não está completa, mas já é possível ler as entrevistas e a coluna sobre cinema e literatura, além de poemas de Augusto dos Anjos e um conto de Machado de Assis.
Originais Reprovados é tipo o melhor nome, rs. Vai entrar no próximo. Literatsi também anotado, gracias e parabéns!
Existem várias iniciativas por aí que disponibilizam títulos em domínio públicos nos formatos ePub e/ou Mobi, mas deixou a dica de um blog com o qual colaboro, o EbookBr – tem vários Machado de Assis, Kafka e otras cositas más.
http://www.ebookbr.com/p/lojinha.html
Boa, Maurem, tks!
que bom, flor! vou guardar tudo pra ler aos poucos. desde já, colei no “26 poetas hoje”. gratzie, pizza!
pizza, andiamo!
Raquel, o José Rezende Jr., ganhador do prêmio Jabuti de contos do ano passado, oferece de graça seu primeiro livro, o excelente “A mulher Gorila e Outros Demônios”, e alguns contos do livro premiado, “Eu Perguntei pro velho se Ele queria Morrer”.
Merecia estar na lista lá em cima, no post. Podem-se baixar os textos aqui:
http://www.joserezendejr.jor.br/
Esse eu recebi como dica, Sergio Leo, mas vai ter que ficar pro próximo, na semana que vem. A lista é enorme! Ficou de fora muita gente (e revista) boa
Raquel,
obrigado e parabéns pelo trabalho pela literatura.
Ofereço-lhe o link dos meus dois últimos livros, veja se interessa divulgá-los:
O SILÊNCIO DE DEUS: http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/2370685
MEMÓRIA DA TERRA: http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/2796086
Um abraço.
Brandão
Este post foi um presente para nós leitores – não que o blog não seja, mas você entendeu. Valeu pela divulgação, Raquel. 😀
😉
Cadernos de Nåo Ficção, periodicidade: ocasional (um dia, juro, será regular).
Todos dizem isso… =)
Oi, pessoal! Eu e meu irmão também editamos uma revista literária digital e independente, chamada Macondo. Já lançamos 5 edições e, além de entrevistas com José Luis Peixoto e Menalton Braff, publicamos trabalhos de arrudÁ, Reynaldo Bessa, Léo Lobo, entre tantos outros novos escritores. Apesar de cuidarmos sozinhos de todas as etapas em meio aos nossos compromissos profissionais, a publicação já alcançou mais de 70 mil visualizações. O endereço é: http://www.revistamacondo.co.cc! O blog, espaço onde postamos os mais diversos materiais de – e sobre – literatura fica em http://www.revistamacondo.wordpress.com. Por fim, temos uma página no facebook: http://www.facebook.com/facebook! Valeu, (;
Entra na próxima lista, Francisco! 😉
Obrigado, Raquel! (;
E aproveitando, as edições podem ser acessadas diretamente via http://www.myebook.com/revistamacondo.No site da revista há outras opções para visualização/download.
Olá, Raquel,
Relembro aqui os sites da Brasiliana USP (http://www.brasiliana.usp.br/), com suas raridades, e da Biblioteca Digital Camões, do Instituto Camões (http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes.html). Nessa seara, há também os sites Domínio Público, Projeto Gutenberg, Ancient Library, Europeana, etc., com milhares de títulos disponíveis para download.
Eu ia falar da Um Conto, mas o Danilo já comentou, então deixo aqui dois links, o da revista Macondo (http://revistamacondo.co.cc/) e o da Ipotesi, revista da Pós em Estudos Literarários da UFJF (http://www.ufjf.br/revistaipotesi/), pra quem se interessa pela pesquisa acadêmica.
Por último, peço desabusada licença para “linkar” aqui o meu livro, Arqueologias do olhar: http://pt.scribd.com/doc/97495486/Arqueologias-do-olhar-poemas
Grande abraço!
Nunca estive em uma “festa da uva”.
Bacana o post!
Também não. Aqui ela significa casa da mãe Joana 😉
Oi, Raquel
Apresento também a revista literária Celuzlose que já possui 8 edições digitais e 2 edições impressas.
Todas as edições digitais estão disponíveis aqui: http://celuzlose.blogspot.com.br
As edições impressas foram feitas em parceria com a Dobra Editorial (Reynaldo Damazio) e a Editora Patuá (Eduardo Lacerda e Aline Rocha).
Abraço,
Victor
Oi, Victor, gracias. Vou sair pra almoçar e atualizo mais tarde. =P
Oi, Raquel,
Tem também o Cândido (que é mais uma revista do que um jornal, vá lá), publicação mensal da Biblioteca Pública do Paraná (editado pelo Luiz Rebinski e também pelo Rogério Pereira, do Rascunho. Tive a honra de participar das primeiras edições, como repórter).
Enfim, todas as 12 edições estão disponíveis aqui: http://issuu.com/bibliotecapr
Um abraço!
Um achado pra galera que procura textos da área de humanas, como filosofia, urbanismo, antropologia, psicologia:
Gambiarre (http://gambiarre.org/)
Opa, gracias!
Tem também a “Um Conto – Revista de Literatura”, que publica mensalmente 5 poetas e 1 contista, além de ilustradores.
Todas as edições podem ser baixadas aqui (PDF):
http://revistaumconto.wordpress.com/edicoes-anteriores-para-download/
Cigarros na cama, um livro de poesia que curti paca, de Ricardo Domeneck.
http://ricardo-domeneck.blogspot.com.br/2012/05/cigarros-na-cama-2011-disponibilizado.html
Livro de Daniel Pellizzari que saiu junto com o do Galera
http://cabrapreta.org/pdf/ovelhas.pdf
E é isso. ^^
=***
Bah, lembrei do quadrinho “Candyland”, que a Barba Negra recentemente disponibilizou integralmente pra ser lido online.
A edição física era um luxo só (serigrafia, capa dura e coberta em tecido) e eu não pude ler pela me$ma que$tão de $empre. Agora tá lá, pra quem quiser ler.
http://issuu.com/editorabarbanegra/docs/candyland
Poxa, Raquel! Nem falou do meu fanzine – faço aqui um “mea culpa” pq divulgo bem pouco e uso o nome “fanzine” que não sei ao certo se explica o que ele de fato é. Talvez seja uma revista digital (será!?). Enfim, ao link:
http://blogcasmurros.blogspot.com.br/search/label/fanzine
Como não falei? Já estou falando! (cof) (Rafael, o multihomem Casmurros) 😉
😉