Livros e revistas gratuitos na web - 2ª edição
14/08/12 16:03Um post para pagar a dívida assumida semanas atrás: nova seleção de livros que estão longe de cair em domínio público, mas foram disponibilizados pelos autores, e revistas literárias para baixar de graça, a partir de sugestões de leitores e sob criteriosa curadoria desta biblioteca (cof).
***
Livros
Greguerias, de Ramón Gómez de la Serna
A seleção de aforismos (o autor na não gostava dessa definição, mas, ok, são aforismos) do madrilenho (1888-1963), traduzida por Sérgio Alcides, está disponível no site das edições Quem Mandou?. Na página, o poeta e tradutor oferece também títulos próprios.
A Mulher Gorila e Outros Demônios, de José Rezende Jr.
Esgotado nas livrarias, o primeiro livro do autor, de 2005, pode ser baixado na íntegra. Há também alguns contos de “Eu Perguntei para o Velho se Ele Queria Morrer”, Prêmio Jabuti em 2010.
Rilke Shake, de Angélica Freitas
Outro indisponível em papel: o ótimo livro de estreia da poeta gaúcha, publicado em 2007 numa parceria entre 7Letras e Cosac Naify, dentro da coleção de Ás de Colete.
Joana Evangelista, de Vange Leonel
Texto da peça encenada em 2006 pelo Satyros. Conta a história de uma ginecologista que, presa ao operar um aborto, tenta convencer o delegado da importância de sua missão.
Candyland, de Olavo Rocha e Guilherme Caldas
Publicada pela Barba Negra em parceria com a Caderno Listrado, especializada em livros de arte, a HQ nasceu em 1993 e virou fanzine, com histórias publicadas até 1999.
***
Revistas
Originais Reprovados
Melhor nome impossível. Revista literária anual produzida pelos alunos de editoração da USP, já comprometidos com seu futuro papel de apresentar textos alheios ao leitor. Aqui, as edições anteriores.
Cândido
O jornal da Biblioteca Pública do Paraná, na 13ª edição, tem reportagens sobre livros e leitura, além de prosa e poesia de bons autores brasileiros. O “Cândido” acaba de ganhar ganhar site, que terá material além do oferecido na versão impressa.
Sobrecapa Literal
Está no ar a 18ª edição da revista, que prioriza notícias e análises do mercado editorial. Inclui clipping de colunas de jornais impressos sobre o tema, como o Painel das Letras (cof).
Um Conto
Três alunos de letras da UFJF criaram essa revista mensal, de uma página só, para divulgação de novos autores e ilustradores. O site inclui a edição especial Um Troco — Seu Dinheiro de Volta, para quem não conseguiu entrar revista (afinal, não está fácil para ninguém).
Macondo
A revista trimestral (o editorial avisa: é um projeto paralelo dos criadores, então atrasos fazem parte da rotina) também publica prosa e poesia de novos autores, além de textos em domínio público e resenhas de lançamentos. Edições anteriores aqui.
***
Aqui, a primeira edição do “Livros e revistas gratuitos na web”.
Por curiosidade, enquanto eu separava links para este post, meu amigo Juliano mandou este link altamente relacionado: 28 livros que já caíram em domínio público para baixar. Em inglês.
Raquel,
obrigada pela indicação do Sobrecapa Literal.
Beijocas,
.;-)
Oi, tomamos a liberdade de colocar em nosso portal esse belíssimo trabalho que você vem fazendo (com todos os créditos legais). Espero que você dê uma olhadinha e nos oriente sobre a publicação de outros postes.
Um abraço,
Mhario Lincoln,
Fique à vontaade, Mario, fico feliz que compartilhe. Tendo sugestões de links, também, é só falar!
A Cinzas no Café é uma revista artístico-acadêmica feita por estudantes de graduação do curso de letras vernáculas e design da Universidade do Estado da Bahia- UNEB.
Primeira edição revista Cinzas no Café:
http://issuu.com/cinzas/docs/revistacinzasnocafe
Segunda edição revista Cinzas no Café
http://issuu.com/cinzas/docs/2edicao_revista_cinzas_no_caf__digita
Gracias! Anotado =)
Obrigado pela divulgação do nosso projeto. É muito bom encontrar este reconhecimento, tanto da revista Originais Reprovados, quanto do nosso curso.
;-).
raquel,
o sesc acaba de publicar o resultado do concurso.
no entanto, não respondeu ao meu email, ignorou o questionamento de outros candidatos no facebook. ao que parece, tudo para não manchar o concurso ao ter que suspender pela segunda vez e admitir a incapacidade de promover algo semelhante. nem sequer um botão de facebook que funcione! (sic). o concurso acabou ontem, mas hoje ainda era possível votar. que nível.
bem, mas aqui mesmo no blog já dava pra ver como a coisa era mais embaixo, no pequeno fora que você deu numa das pessoas da organização que apareceu por aqui.
se soubéssemos que a instituição permaneceria na frouxidão, teríamos salvado os dados que coletamos desde o início, como estes: http://migre.me/aiu33
afinal, nem todo mundo usa windows 😛
sinceramente, duvido que a alguns ali conseguiram aquela quantidade de votos sem “má utilização da ferramenta”. bastava a comissão analisar quem teve mais de 5 votos pelo mesmo ip.
enfim, parabéns aos amigos paulistanos (eles se conhecem!) descolados, estilosos e modernosos (que realmente possuíam as melhores produções, cinematograficamente falando) escolhidos pelo júri secreto (que optou pela obviedade).
Eles se conhecem todos entre eles? Temos uma panela de autores não publicados? 😉
Vou dar uma olhada, agora o link não tá abrindo. beijo e desencana desse concurso, que, pra mim, era meio mico
rs
Raquel eu e o poeta Rubens da Cunha somos editores da revista Osíris. Teatro, Artes Visuais e Literatura. Se puder olhar, ficaremos grato. Cada área dessa tem um blog. Agora estamos publicando um série de entrevistas com pensadores do teatro argentino, entre eles, Mauricio Kartun, Daniel Veronese, Ana Alvarado, Emílio Garcia, Jorge Dubatti entre outros. Abraço Marco Vasques
Legal, Marco. Tem pra baixar tb?
Oi, Raquel! Obrigado por colocar a revista Macondo na lista! No mais, o livro da Angelica Freitas é ótimo.. (;
😉
Tem também O Livro Perdido de Enki (cuneiforme).
Oi, Raquel, umas boas dicas. E seu eu te mandasse uma antologia de contos, você leria ou seu tempo é complicado?
Oi, Baiana! Olha, juro que eu queria ter tempo para ler tudo o que chega na Redação ou ao menos o que os leitores do blog pedem. Mas é difícil. O Thiago Luna, por exemplo, que está sempre por aqui, até me mandou uma versão para jogar no Kindle, mas estou devendo isso a ele. Dito isso, se você quiser mandar um link no meu email, ou escrever para pegar o endereço da Folha, fique à vontade. É raquel.cozer@grupofolha.com.br. Só não posso prometer que vou conseguir ler =(
Ó, então, é que a antologia ainda não está pronta, mas é um projeto bacana. Enfim, quando estiver em mãos, impressa, voltamos a falar, qualquer coisa eu te levo lá na Folha. Valeu, Raquel.
é verdade ~~
raquel,
vou compartilhar também 😛
“sebastián”:
em galego selvagem, trata-se de uma novela de milonga orillera em sete subcapítulos, onde se acompanha o embate pela sobrevivência do narrador, em meio à solidão, pobreza, falta de literatura e, sobretudo, muito sexo.
http://migre.me/aikaG
– dicas ótimas!
Me dá dicas de sites de poesia? Vou participar de uma mesa sobre poesia no CCSP (discussão sobre mídia e mercado) e estou reunindo referências 😉
http://www.dominiopublico.gov.br
Esse site é ótimo, Pedro! Lembraram também no primeiro post. Por aqui, vou colocando links de livros que ainda não estão em domínio público, mas que já estão autorizados pelo autor. Fique à vontade se lembrar de mais algum!