Videoteca: Dostoievski e Kafka animados
31/08/12 18:09Não conhecia Piotr Dumala, diretor polonês criador de uma técnica de animação que envolve placas de gesso, cola, lixa, tinta a óleo e câmeras em movimento. Não sei descrever melhor do que isso, mas ele mesmo tenta explicar nesta entrevista, em espanhol.
E achei pouca informação sobre ele –digo, pouca se considerarmos que nos sites em que aparece ele é descrito como “o mais influente” ou coisa do gênero. Com isso não descobri, por exemplo, porque produziu nove curtas nos anos 80, um em 1992 e um em 2000, com essa repentina perda de proficuidade, para só em 2009 lançar o primeiro longa, “Las”.
O que importa: dois dos trabalhos mais conhecidos dele, diz quem já o conhecia, são animações de inspiração literária. O de 2000, uma leitura toda própria de “Crime e Castigo”, lhe tomou três anos na produção (com isso, só falta saber o que ele fez nos outros cinco desde 1992).
Foi celebrado, premiado e deixou puristas de cabelo em pé. Em outra entrevista, Dumala diz: “As pessoas queriam uma adaptação padrão, mas não foi minha intenção copiar. Cheguei perto, mas peguei um nível do livro. Não seria possível mostrar tudo.”
Não mesmo. O filme tem só 30 minutos, nos dois vídeos abaixo. Independentemente das liberdades artísticas, ele traduz especialmente bem o mal estar de Raskolnikov e o crime.
O outro filme é “Franz Kafka”, de 1992, que aborda alguns anos da vida do autor tcheco, com base principalmente em seus diários, mas também agregando temas e imagens de sua obra. Todo em preto e branco, quase tão mudo quanto e ainda mais bonito que “Crime e Castigo”.
A dica me chegou via Gui, que achou no Cine Rock Clube. Tinha aposentado a Videoteca mal ela nasceu, quando trouxe o blog para a Folha, mas está aí ela de volta.
Amei, Raquel!!!
zeniteblog.zip.net
Bacanérrimo! Animações bem interessantes. Aquela baratinha no começo e no meio da 2ª animação nos remete/associa -quase que imediatamente- a saga de Gregor Samsa em Metamorfose. Valeu!
Concordo com o colega de cima…deve ser algo na vodka desse povo…impressionante!!!!
Santa Vodca!
Raquel, que seria de mim sem essas maravilhosas dicas literárias! Obrigada. Vou checar e recomendar para os membros do meu Book Club!!!
=)
Acho que ele é injustamente pouco conhecido aqui no Ocidente. Se procurar pelo nome em russo, Петр Думала, vem bastante coisa. Falando em videoteca literária, conhece a adaptação animada de “O Velho e o Mar” também feita em técnica experimental (com pintura a dedo sobre placas de acrílico) por um russo, Aleksandr Petrov (deve ser algo na vodka daquela gente, só pode).
Esse eu vi! 😉 Olha, conhecia o Piotr, é? Vc fala russo? Me diz por que ele faz só um filme por década desde os anos 80? Vc viu o filme dele de 2009? Vi o começo, que é de animação, e as fotos com atores, parece bonito. Pesquisei também nos jornais e só tem uma menção de uma linha no Estadão da exibição de um filme dele numa mostra de cinema polonês, nada na Folha…
o petrov adaptou um dostoievski também, tem no youtube
mas da linha adaptações em animação a imbatível é a do fausto feita pelo svankmajer
Vou ver essas. Você viu o Morte e Vida Severina em animaçáo? Coloquei no blog na época do Estadão. Coisa mais linda de se ver.