Painel das Letras: Leminski de saia
06/07/13 03:00Não foi Graciliano Ramos nem Milton Hatoum o autor mais vendido no primeiro dia da tenda da Livraria Travessa, parceira oficial da Flip, em Paraty. O primeiro livro a esgotar foi “Rua da Padaria” (Record), da poeta Bruna Beber, que teve participação elogiada no evento. Foram 200 livros vendidos; com isso, outros 200 foram encomendados às pressas. “É nossa Leminski”, disse o proprietário Ruy Campos, referindo-se ao recente sucesso de vendas do “Toda Poesia” (Companhia das Letras), do curitibano.
(Atualização em 7/7: os mais vendidos desta Flip, no cálculo prévio da Livraria da Travessa: Lila Azam Zanganeh, Cleonice Berardinelli, Francisco Bosco, Bruna Beber, Milton Hatoum, Juan Pablo Villalobos e Graciliano Ramos, com “Vidas Secas”. Em outras palavras, ensaio, poesia, ensaio, poesia, ficção, ficção, ficção. Ou: vendeu mais quem apareceu melhor na Tenda dos Autores)
Ruy elogia a movimentação e planeja aumentar a equipe em Paraty em 2014. Mas é bom a rede, que estreou na Flip neste ano, substituindo a Livraria da Vila, ficar atenta. A Cultura desta vez fechou um acordo de cavalheiros com a Flip para poder estar presente na cidade, mas quer a parceria oficial no ano que vem.
A Flip gringa
A britânica Liz Calder, idealizadora da Flip, queria muito Chico Buarque na estreia do FlipSide, irmão inglês do evento paratiense, marcado para o período entre 4 a 6 de outubro em Snape Maltings, na costa leste da Inglaterra. O autor de “Leite Derramado” não aceitou, pelo mesmo motivo pelo qual recusou integrar a seleção de escritores brasileiros na Feira de Frankfurt: a prioridade é terminar o novo romance.
Mas autores dentre os 70 que representarão o país em Frankfurt, que acontece logo depois, já estão confirmados para o evento inglês. Entre eles Ferréz, Paulo Lins, Adriana Lisboa e Patrícia Melo, que se juntarão a estrangeiros como Ian McEwan e Ali Smith.
Fábulas Depois dos contos de Grimm, a Cosac Naify lança neste semestre “Esopo: Fábulas Completas” (acima), organizado e traduzido direto do grego por Maria Celeste C. Dezotti e ilustrado por Eduardo Berliner
Concentração Quase só vai dar São Paulo no estande de editoras brasileiras na Feira de Frankfurt, em outubro. Das 109 confirmadas, 73 são paulistas. A concentração reflete o mercado nacional, lembra Karine Pansa, presidente da Câmara Brasileira do Livro.
Concentração 2 Não deixa de ser curioso que só 14 editoras sejam do Rio.
Off Frankfurt Quem estreia no estande da CBL neste ano é o selo Off Flip, que completa cinco anos com foco em autores estreantes, incluindo vencedores do concurso literário anual que acontece em Paraty.
Off Frankfurt 2 “Nunca participamos de feiras internacionais, nem sei como funciona”, diz o editor Ovídio Poli Junior, que, na dúvida, levará oito títulos da casa para apresentar a estrangeiros.
A jato A exemplo de Companhia das Letras e Objetiva, a Zahar lança o selo digital Expresso Zahar para textos curtos, custando até R$ 4,90. Novelas de Jane Austen abrem a série.
Mais Nelson O cineasta Nelson Pereira dos Santos terá outras homenagens no meio literário neste ano. Depois de levá-lo à Flip, o Itaú Cultural prepara para 21 de agosto a “Ocupação Nelson Pereira dos Santos”, celebrando os 50 anos do filme “Vidas Secas”.
Mais Nelson 2 E, em outubro, ele vai a Frankfurt, onde completará 85 anos.
Baixa discreta As baixas de Michel Houellebecq e Karl Ove Knausgard não foram as únicas com que a Flip teve de lidar nesta edição. O dominicano Junot Díaz confirmou no início do ano e deu para trás em maio. Como já tinha desistido em 2009, a Flip esperou até o limite antes de anunciar o nome dele, então ninguém ficou sabendo.
Dois a menos Depois de perder a chance de vender “O Mapa e o Território”, de Houellebecq, na Flip, a Record acabou segurando o lançamento de “É Assim que Você a Perde”, de Díaz. Ficou para o final deste mês.